Formar grupos de 5 pessoas:
Pesquisar individualmente a biografia a respeito de algum profissional da dança(Cada um do grupo pesquisa a respeito de um profissional do movimento que o grupo foi sorteado a pesquisar).
Entrega da Pesquisa dos Grupos até o dia
22/06(Terça-feira). Valerá 3,0.
22/06(Terça-feira). Valerá 3,0.
Movimentos/Estilos:
- Hip Hop
- Jazz
- Dança Contemporânea
- Dança Clássica
- Dança de Salão
- Tango
- Flamenco
Última data para Apresentação das Atividades Avaliadas
03/07(Terça-Feira).
- Questionário sobre o cap. 13 do Livro de Arte - Ensino Médio(2,0 até 22/06(Sexta-feira) no dia 03/07 valerá 1,0)
- Entrega da Pesquisa dos Grupos até o dia
22/ 06(Sexta-feira). No dia 03/07 valerá 1,5. - Pesquisa e Apreciação Dança Contemporânea - Pesquisar um grupo da atualidade que faça parte desse movimento. Para o dia 03/07 (Vale 3,0). Apreciação e Relatório de um dos vídeos postados (Vale 2,0).
Abaixo está todas as bases para a construção de uma coreografia limpa e objetiva:
O Movimento corporal:
É o corpo que se movimenta, não existe dança sem um corpo em movimento. Pode-se perceber nos movimentos expressivos do corpo, a necessidade natural que o ser humano tem de expor seus sentimentos e pensamentos, de forma organizada ou não.
Podemos expressar sentimentos sem dizer nenhuma palavra, usando apenas movimentos. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, enfim, de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções.
Nosso corpo pode produzir diversos tipos de movimento, entre eles:
Movimentos involuntários – são reflexos que ocorrem de forma inconsciente e que não controlamos, como engolir a saliva, piscar os olhos ou o pulsar do coração.
Movimentos automáticos – são movimentos já assimilados pelo corpo, como andar, respirar e andar de bicicleta.
Movimentos voluntários – feitos por que se deseja, se tem vontade, como levantar as mãos ou chutar.
Movimentos artísticos expressivos – são os movimentos intencionais, feitos para expressar emoções e sentimentos. É esse tipo de movimento que a dança utiliza.
O Espaço: O corpo em movimento utiliza o espaço de forma expressiva e o espaço influencia no movimento. O espaço é onde a dança está acontecendo, podendo ser pequeno, grande, circular, retangular, de madeira, cimento, entre outros. É um elemento fundamental na dança, pois é nele que o corpo realiza seus movimentos. Um espaço pode ser adequado ou não à determinada dança. Por exemplo, o balé ou a dança entre casais são danças que requerem espaços específicos, no entanto, nas atuais danceterias podemos dançar “espremidos” que não vai haver problema! O espaço da dança é definido pelas diferenças culturais, temporais ou de gerações.
Assim como o desenhista, antes de iniciar o seu trabalho deve estudar o espaço do papel, a fim de organizar as linhas que formarão a imagem pensada, o coreógrafo também deve pensar no espaço ao seu redor, só que usando o corpo humano como ferramenta expressiva.
Alguns dos aspectos a serem pensados na criação em dança são:
Formação inicial: toda dança tem uma posição inicial que os dançarinos devem assumir antes de começar a dançar.
Níveis altos, médios e baixos: de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.
Salto e queda: o salto ou pulo é usado em muitas danças, basta pensarmos em algumas coreografias da moda. O salto pode ser dado com ambos os pés, em diversas direções, com um pé só, partindo da posição agachado, de pé, etc. Além disso, dependendo da forma como o salto é feito ele pode proporcionar quedas diferentes: com os dois pés, caindo e rolando no chão, abaixando o corpo, etc. O importante é saber que os saltos e quedas em uma dança não são por acaso, eles têm uma intenção
e, dependendo dela, serão trabalhados pelos dançarinos de formas diferentes.
Direção: o movimento pode ser feito para diversas direções no espaço: frente, trás, diagonal, esquerda, direita, etc. Essas direções são determinadas pelo espaço e tipo de dança.
Rotação: é o giro, pode ser feito pelo corpo todo, por uma parte do corpo, em duplas, etc.
Deslocamento: pode ser feito de diferentes formas em uma dança. Saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.
O Tempo: Velocidade, Duração e Repetição.
Todo movimento expressivo tem um ritmo e se dá de acordo com organizações temporais. Por isso, outro elemento essencial na dança é o tempo. Assim como na música, a dança é uma Arte que ocorre em determinado tempo. Por exemplo, a necessidade de coordenação e sincronia num casal de dançarinos é fundamental para a dança ser bem sucedida o mesmo ocorre na sincronia de apresentações com vários dançarinos, e essa sincronia é determinada pelo tempo que duram os movimentos. Ao contrário das artes visuais, como uma pintura, por exemplo, que depois de feita pode ser apreciada e retomada quantas vezes for necessário ou desejado, a dança existe durante a sua execução, isto é, perde-se no tempo. Se for registrada em filmes, por exemplo, deixa de ser uma dança ao vivo. Portanto, dizemos que a dança é organizada no tempo, existindo apenas enquanto é dançada.
Já falamos da grande relação existente entre a música e a dança e de como no decorrer da história das sociedades uma influenciou a outra refletindo situações sociais ou culturais de uma época. Por exemplo, mudanças rítmicas das músicas ocasionaram mudanças nos movimentos da dança, assim como mudanças nas concepções de movimento acarretaram transformações nas músicas.
Referência: ARTE - Livro Didático do Ensino Médio
Nenhum comentário:
Postar um comentário